"Cidade dos Sonhos": a lógica dos sonhos



O filme Cidade dos Sonhos, do incrível David Lynch é um clássico imediato.

Uma mulher (Laura Harring) sofre um acidente nas proximidades de Hollywood e perde a memória, invade uma casa e lá encontra a ajuda de uma jovem atriz (Naomi Watts).

Nos primeiros minutos do filme você só pensa numa coisa, "que filme estranho", mas aos poucos ele se torna um desafio que você quer desvendar. 

Esse filme não é fácil de entender, na verdade esse não é um filme que foi feito para ser entendido, mas sim compreendido, cuja proposta é nos fazer mergulhar na história complexa da narrativa. Trata-se de um filme onde tudo é onírico e, por isso, de nada vale tentar relacioná-lo com alguma experiência da realidade. É um sonho, uma loucura, uma insanidade em estado puro – realizada por um dos realizadores mais competentes de todos os tempos, o Lynch.

Um filme abstrato, feito de metáforas e alegorias, que é dificil de compreender na primeira vez que o assistimos, por isso quem o assiste uma vez, precisa e quer assisti-lo novamente, novamente, e a cada vez mais que se vê o incrível Cidade dos Sonhos, os aspectos que antes eram obscuros, tornam-se lógicos, ou não. Tem perguntas na narrativa que você nunca irá responder, e esse é o grande lance do filme.

Não é um filme onde devemos procurar uma razão, porque ela não existe. Duvido também, que seja possível fazer uma sinopse dele, sem o revelá-lo de antemão. A interpretação desta obra prima está na análise subjetiva de cada um.

A magia encantada desse longa, leva o espectador a beijar a química incrível das atrizes principais, Watts e Harring, num beijo sensual e apaixonado. Sensível a tez que encobre a sedutora Harring na trama e a atuação magnífica de Watts.

No final dele você fica com a sensação ótima de "quero assisti-lo de novo". Pára pra pensar e percebe que acabara de ver um exemplar da sétima maravilha do mundo.

Mulholland Drive é um filme intenso, perturbador e fantástico. Grandes interpretações, direção original e uma grande trilha sonora, torna Mulholland Drive um filme que com certeza vai quebrar sua cabeça e você vai gostar.

Em 2002, Lynch foi indicado ao Academy Awards e Globo de Ouro de Melhor Diretor.

Em 2002, conquistou o Bafta Film Award de Melhor Edição e foi indicado ao Anthony Asquith Award de trilha sonora.

Altamente recomendável. Solte a sua imaginação.

Mulholland Dr - Llorando Crying


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título Original: Mulholland Drive
Ano de lançamento: 2001
País(es) de Origem: EUA, França
Direção: David Lynch
Elenco Principal: Naomi Watts / Laura Harring
Duração: 147 min
Gênero: Drama / Suspense
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário